Cristo em nós! Como Ele mora em você?

O apóstolo Paulo disse: “Cristo vive em mim.” Como é que Jesus Cristo vive em nós? Será que Ele está no comando? Qual é o nosso papel em ter Cristo em nós?

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20

A maioria da pessoas coloca desta forma: “E eu já não vivo, mas Cristo vive em mim.” O que a Bíblia quer dizer com essa afirmação? Muito conceitos diferentes têm sido propostos.

 

Será que Cristo assumiu o comando?

O que Jesus Cristo faz quando permitimos que Ele viva em nós? Será que ele começar a viver nossas vidas por nós? Será que ele começar a fazer as escolhas por nós?

 

A Bíblia deixa claro somos o templo e morada de Deus (2 Coríntios 6:16). Mas como Deus e Cristo vive em nós? É por meio do Espírito Santo (Romanos 8:9-11). Portanto, o grau em que Deus e Jesus Cristo habita em nós depende do grau em que seguimos a direção do Espírito Santo e usamos seu poder para realmente nos tornar como Deus e Jesus Cristo em natureza de caráter, espírito, atitudes, e na formar de amar.

 

Andar como Ele andou

O que todas as escrituras revelam sobre o assunto é que a vida de Jesus Cristo em nós somente começa quando deixamos as coisas desse mundo e procuramos fazer o seu caminho ai nossa forma de vida e andar passa a ser como Ele andou e como Ele viveu (1 João 2:6). A Bíblia também chama de deixar o velho e vestir o novo homem (Efésios 4:22-24).

 

Quanto mais usamos o Espírito Santo para tornar-se como Cristo, mais a sua vida estará em nós e, portanto, mais Ele vive em nós.

Mas esse processo está sob a nossa vontade e controle, não dele. Deus quer que escolhamos viver como Ele pelo nosso livre arbítrio. Trata-se de uma busca sincera humilde para se tornar como Jesus Cristo, para a sua vida se torna a Nossa vida (Você e Cristo).

 

O desejo de Deus é que sejamos “conforme à imagem de seu Filho” (Romanos 8:29). Para nós herdarmos a vida eterna o Pai está procurando as qualidades da vida de seu filho primogênito em nós, ele é o nosso exemplo. (Colossenses 1:27).

 

O Pai e Jesus Cristo procurará nos direcionar através do Espírito Santo, revelando o conhecimento e compreensão e que nos dá a força espiritual para mudar e viver dignamente. Mas Deus não nos forçará a viver desta forma. É o nosso livre arbítrio.

 

O querer:

O que deve vir de nós é o “querer.” Nós temos que querer ter a vida de Jesus Cristo em nós, e Ele nos dará a ajuda que precisamos para alcançar essa mudança.

Como lemos em Filipenses 2:13 – Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

Isto significa que devemos clamar a Deus pela ajuda e saber que precisamos mudar.

 

João disse: “Nele estava a vida; e a vida era a luz dos homens “(João 1:4). A vida de Jesus Cristo ilumina o caminho, o caminho que Deus quer que vivamos. Ele nos chama para o caminho, mas temos de querer ficar no caminho. Se o fizermos, Ele nos dará toda a ajuda que precisam para crescer. Mas Ele não vai forçar as mudanças nos temos que deseja-las.

Muitos parecem acreditar Jesus faz ou vai fazer tudo para nós, que Ele vai levar a nossa carga. Isto é evidente porque muitos não empregam um esforço sério para tentar mudar e tornar-se semelhante a Jesus Cristo.

 

O coração é o núcleo da mudança

Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. Mateus 15:8-9

Nosso coração tem que está entregue ao espirito santo bem como os nossos pensamento e o que antes acreditávamos. Para podermos aprender o que verdadeiro.

Essa verdade fundamental é que mudar é um ato da vontade de que Cristo viva em nós, isso significa que Ele nos controla mas sim nos direciona conforma a Sua Vontade, cabendo a nós aceitarmos ou não essa direção.

Jesus Cristo não procura nós “possuir” como a Bíblia descreve os demônios que possuem pessoas. A vida cristã envolve o uso de livre vontade e desenvolver o caráter cristão através de escolhas certas.

 

Cristo vive em nós somente até o ponto que o Espirito Santo tem a nossa liberação para agir.

 

Adaptado e Traduzido por Ismael Ramos Moraes de Steve Moody em Christ in Us: How Does He Live in You?